terça-feira, 18 de setembro de 2012

A História de Ian e Larissa.

O que é o principal em um casamento? Neste emocionante vídeo, Ian e Larissa encarnam a demonstração de que o casamento é primariamente uma questão de demonstrar o amor fiel entre Cristo e Sua Igreja. Que através deste vídeo você possa repensar seu (atual ou futuro) casamento. Abaixo segue uma carta de John Piper a respeito do vídeo e no final da postagem colocamos a versão em português do livro que é citado no vídeo

Carta de John Piper sobre o vídeo

Caros Amigos,
O Desigin God existe para ajudar pessoas em todo lugar a entender e abraçara verdade de que Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele. E eu adicionaria, especialmente no sofrimento.
Estar satisfeito em Deus (ou em qualquer coisa) sempre parece mais fácil quando tudo está indo bem. Mas quando as coisas que você ama estão sendo puxadas de suas mãos, aí o teste é real. Se Deus continua precioso nestes momentos, então seu supremo valor brilha mais radiante. Ele é mais glorificado.
Os testemunhos mais significativos que eu recebo são quando as pessoas me dizem que foi uma visão da soberania e a bondade de Deus que lhes guiou através dos tempos mais difíceis de suas vidas.
Eis aqui um destes testemunhos. Eu tremo com a alegre responsabilidade de lhes apresentar a Ian e Larissa Murphy neste vídeo. Tremo, porque é a história deles e é tão pessoal. Tão delicada. Tão facilmente abusada. Tão inacabada. Alegre, porque Cristo é exaltado sobre todas as coisas.
Nós temos uma grande visão no Desiring God: nós queremos alcançar o máximo de pessoas possível com a nossa mensagem do Hedonismo Cristão—a alegria em Deus ser Deus e fazer as pessoas alegres nele. Temos à nossa disposição o poder incrível da internet. Esta é a nossa principal maneira de disseminação.
Mas as estatísticas da internet podem tanto ocultar quanto revelar. São pessoas. Cada visita ao site representa uma pessoa real com uma alma eterna. Que responsabilidade! Ore por nós para que ministremos bem a nossa influência. E obrigado pela sua parceria para tornar este ministério possível.
Ame Ian e Larissa enquanto assiste a essa incrível história. Ore por eles. E por nós.
Seu parceiro na maior das causas,
John Piper com Josh Etter

Larissa Murphy (27) é esposa de Ian (27), e eles vivem no oeste da Pensilvânia. Larissa trabalha com marketing em um banco local e bloga no Pray for Ian [Ore pelo Ian]. Ian passa seu tempo junto à sua empresa, Vinegar Hill. A história do relacionamento deles, suas provações nesta incomum união e do reflexo do amor do Salvador através do casamento deles foi contada recentemente através de um documentário online.
Uma produção de Citygate Films. Dirigido, produzido e escrito por Carolyn McCulley. Diretor de fotografia: Michael Hartnett. Câmeras adicionais: Shepherd Ahlers, Andrew Laparra.  Som Autônomo: Stefan Green. Consultor de produção: David Altrogge. Música original por Roger Hooper. Editado por Suzanne Taylor. Edições adicionais: Stefan Green, Andrew Laparra. Design e mixagem por Dallas Taylor, CAS. Copyright 2011 Desiring God. Original: desiringgod.org

Transcrição

Ian e Larissa me pediram para ler algumas citações de um mestre da Bíblia muito conhecido chamado John Piper. Ele fala sobre o casamento e como este mistério se refere a Cristo e Sua Igreja. Ele diz isto…
“O casamento não é primariamente uma questão de prosperar economicamente. É primariamente uma questão de demonstrar o amor fiel entre Cristo e Sua Igreja.”
Ele diz:
“Conhecer a Cristo é mais importante do que ganhar a vida. Valorizar a Cristo é mais importante do que ter filhos. De qualquer maneira, ele dura pouco. Pode ter muitos dias radiantes, ou pode estar coberto de nuvens. Mas se empenharmo-nos em fazer do casamento primariamente o que Deus o projetou para ser, nem tristezas nem calamidades podem nos impedir. Cada uma delas será, não um obstáculo para o sucesso, mas um caminho para o triunfo. A beleza do amor fiel entre Cristo e Sua Igreja brilha mais quando nada, senão Cristo, pode sustentá-la.”
Ian e eu nos conhecemos em 2005, na universidade. E nos divertimos muito nos conhecendo por 10 meses. Eu estava organizando e encontrei uma de minhas fotos favoritas, que eu acho que foi tirada pouco antes de seu acidente. Ele colocou a câmera em um tripé. Este é o típico rosto do Ian que pra mim resume quem ele é.
Estávamos namorando por 10 meses e ele estava fazendo um trabalho extra para seu pai e estava indo trabalhar próximo a New Pittsburgh. E recebemos uma ligação dizendo que ele havia sofrido um acidente e não sabíamos exatamente onde foi. Então fomos para Pittsburgh. Eu orava o tempo todo no carro para que não fosse o cérebro dele. Depois de estar no hospital algumas horas, descobrimos que era e que ele estaria em cirurgia cerebral por algumas horas. Ian havia sofrido um trauma em seu cérebro. Deus poupou completamente sua vida. Uma noite, ele estava sendo reprovado em 4 de 5 exames de atividade cerebral.
E na manhã seguinte, ele estava bem e seu cérebro estava começando a responder novamente. Me mudei para viver com sua família após o acidente para estar realmente envolvida em sua terapia e fazer qualquer coisa para tornar a vida dele divertida. Nós saíamos para encontros e olhar para trás é estranho, porque ele não conseguia falar e não conseguia comer. Então, provavelmente nos viam como anormais. Mas nos divertíamos muito e eu conversava com ele o tempo todo.
Eu sabia que antes do acidente Ian estava considerando seriamente o casamento e procurando comprar uma aliança. Então, eu sabia onde ele estava, e isso me ajudou bastante. Depois de ele não poder mais falar, eu sabia que ele me amava e sabia em qual direção ele desejava que o relacionamento fosse, porque estávamos namorando muito seriamente. Nós simplesmente oramos para podermos casar algum dia. Víamos todos os nossos amigos casarem e começarem a constituir família. Isso era difícil, mas tentamos manter a esperança de que algum dia aconteceria conosco.
Este é o nosso quadro de gratidão e encorajamos a todos que nos visitam a escrever algo pelo que são gratos, e pode ser algo muito pequeno – o meu é pelas manhãs de sábado. É uma boa maneira que descobrimos de como praticar a gratidão. Ian, eu acho que metade dos seus dizem “minha esposinha”. O que é muito legal.
Decidimos que não consideraríamos o casamento como uma opção até que Ian fosse capaz de se comunicar. Mas, se ele pudesse se comunicar comigo, então poderíamos ter um casamento, sabendo que seria muito diferente. Mas, contanto que Ian pudesse falar comigo, então poderíamos fazer funcionar. Quando Ian começou a se comunicar, tornou-se uma opção. Então, somente monitorávamos o progresso do Ian.
- Oi, marido!
- Oi, esposinha!
-Como você está? -Bem, como você está?
-Como você está? -Estou bem. Que bom te ver.
-Como foi seu dia? -Bom, sim.
Tive uma conversa com o pai dele e foi quando percebi que isso poderia acontecer. E então em agosto, o pai dele foi diagnosticado com câncer no cérebro. E naquele ponto, Ian e eu éramos a maior preocupação de seu pai, e se nós iríamos nos casar ou se iríamos nos afastar de nossa relação. Ele queria que decidíssemos a direção de nossas vidas. Ele faleceu antes de nos ver noivos, mas isso foi um enorme impulso pelo qual começamos a procurar o noivado.
Durante nosso aconselhamento pré-matrimonial, usamos o livro “Este Casamento Momentâneo”. Foi muito útil porque John Piper falava sobre coisas primárias e das coisas secundárias, o que foi muito importante para nós porque estávamos às portas do nosso casamento. Ian não pode fazer as coisas secundárias como trabalhar ou fazer um jantar para mim. Mas pode fazer tudo o que é primário, que é me guiar espiritualmente. Ian sempre volta às verdades fundamentais de quem é Deus, e isso me traz de volta das minhas emoções. E isso é o mais importante.
Nós temos dois amigos que estão lendo o livro conosco. Penso que temos sido capazes de ajudá-los a ver que talvez as pequenas coisas que lhes empolgam no casamento valham a pena, mas essas coisas não são o objetivo final do casamento. Mas também temos muito que aprender e estamos aprendendo com eles. e coisas que eles compartilham, porque nossas relações são diferentes e colhemos diferentes coisas uns dos outros.
Penso que o que nos ajudou a decidir firmar este compromisso, pelo menos para mim, é saber que Ian não teria me deixado se os papéis tivessem sido invertidos. E que nos amamos e sabemos que Deus será fiel ao nosso matrimônio. Podemos amar um ao outro com um amor que reflete a Cristo, pela deficiência do Ian e entender esse quadro um pouco melhor do que se estivesse saudável.
-Sim. -Você concorda?
- Sim.
- E quanto a Deus permitir que você tenha um casamento feliz?
-Sabe… -O que?
- Ele é demais!
-Ele é demais?
-É.
“Quando ao redor de minh’alma tudo se abalar, Ele é toda minha esperança a me sustentar.”
O Desiring God existe para propagar a verdade de que Deus é mais glorificado em nós, quando estamos mais satisfeitos nele.

Casamento temporário - Uma parábola de permanência

No vídeo  é citado o livro Casamento Temporário, de John Piper, publicado pela Editora Cultura Cristã.
Acesse a loja virtual
O significado do casamento é infinitamente grandioso
O abismo entre a visão bíblica do casamento e o conceito humano é – e sempre tem sido – enorme. Na História, algumas culturas, mais do que outras, têm respeitado a importância e a permanência do casamento. Outras, como a do mundo ocidental do século 21, têm atitudes tão baixas, descomprometidas e utilitárias com relação ao casamento a ponto de fazer a visão bíblica parecer ridícula para a maioria das pessoas.
O casamento é uma dádiva temporária, mas gloriosa. É mais que o amor mútuo entre marido e esposa – imensamente mais. Seu significado é infinitamente grandioso: a manifestação do amor fiel à aliança de Jesus e seu povo. Casamento Temporário apresenta a visão bíblica, seus contornos inesperados e suas consequências de peso igualmente para todos: casados, solteiros, divorciados e recasados.
John Piper é o pastor responsável pela pregação na Bethlehem Baptist Church em Minneapolis, Minnesota. É autor (ou colaborador) de inúmeros livros, dentre os quais A paixão de Deus por sua glória, Alegrem-se os povos, Apascenta o meu rebanho, Fome por Deus, Não jogue sua vida fora, A paixão de Cristo, Quando eu não desejo Deus, Sexo e a supremacia de Cristo, Sofrimento e a soberania de Deus, todos da Editora Cultura Cristã.

______

Copyright © 2010-2012 VISÃO DE ÁGUIA !! | Design : Noyod.Com